Skip to content. | Skip to navigation

Personal tools
Log in
Sections
You are here: Home Pesquisa Orientação Questões relativas a metodologias de pesquisa

Questões relativas a metodologias de pesquisa

Ler: Qualitative Research in Information Systems by Michael D. Myers

Design Research in Information Systems
How to justify, with scientific method, the development of software devices.  By Vijay Vaishnavi and Bill Kuechler

================ Natureza da pesquisa ===============

Exemplo de descrição da "natureza de uma pesquisa", importante definir esses pontos no início da descrição de uma metodologia.

"Do ponto de vista dos meios, a pesquisa se caracteriza como sendo de natureza qualitativa, pois, trata-se de um estudo baseado em variáveis qualitativas, não quantitativas. Do ponto de vista dos objetivos a que se propõe, o trabalho contempla aspectos de pesquisa exploratória e descritiva.

GIL (1994, p.44-45) aponta que, de acordo com o nível, são identificadas três categorias básicas para a pesquisa: exploratória, descritiva, ou explicativa. As pesquisas exploratórias têm como principal finalidade “desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias, com vistas na formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores”; as descritivas têm como principal objetivo “descrever as características de determinada população ou fenômeno ou estabelecimento de relações entre variáveis”; já as explicativas “tem como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos”. "

===== O Estudo de Caso =====

"Para esse fim, adotou-se uma abordagem de estudo de caso, conforme orientação de YIN (2005). A escolha pelo estudo de caso se deu em função da necessidade de conhecer, de forma mais detalhada, o processo de gestão da informação. De acordo com GIL (1994, p.78), um estudo de caso é um “estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira a permitir conhecimento amplo e detalhado sobre o mesmo”. CHIZOTTI (2005, p. 102) complementa dizendo que tais estudos correspondem a pesquisas que coletam e registram dados de um caso particular ou de vários casos a fim de organizar um relatório ordenado e crítico de uma experiência. Para YIN (2005), um caso pode ser uma organização, pessoa, processos ou um projeto específico. "

===== Referências interessantes publicadas na WEB ====

- http://www.eps.ufsc.br/disserta99/alberton/cap5.html