Skip to content. | Skip to navigation

Personal tools
Log in
Sections
You are here: Home Ensino Disciplinas Introdução a Banco Dados Ano 2014 Programa Disciplina Introdução a Banco de Dados

Programa Disciplina Introdução a Banco de Dados

Professor: Marcello Peixoto Bax
Carga Horária: 60 Horas, 4 créditos.
2º semestre de 2014.

Ementa

Apresentar os conceitos de dados estruturados, sistemas de informação e banco de dados; Histórico e evolução histórica da modelagem conceitual e dos bancos de dados; Sistemas gerenciadores de banco de dados; Modelagem de dados. Prática de construção de bancos de dados com o desenvolvimento de uma aplicação.

Objetivos

A disciplina aborda os conceitos mais importantes relacionados a banco de dados, incluindo seus aspetos teóricos fundamentais, suas origens e aplicações. Além disso, busca desenvolver a compreensão e familiaridade em diversos aspectos de modelagem conceitual e modelagem de dados. O aluno deverá entender os principais conceitos sobre bancos de dados e suas relações com os sistemas de informação, partindo do desenvolvimento de um projeto conceitual, até sua implementação em banco de dados.

Conteúdo Programático

Banco de Dados e usuários de banco de dados. Conceitos e arquiteturas de sistema de banco de dados. Modelagem de dados. Modelos conceituais. Modelo de dados relacional. Modelo de dados relacional estendido. Dependência funcional e normalização. Projeto de banco de dados relacional. Metodologia de projeto de banco de dados relacional.

Metodologia

Aulas teóricas realizadas. Aulas práticas com a elaboração de modelos conceituais para casos propostos. Aulas práticas em laboratório, com a implementação de banco de dados.

  • Resumo de artigos relacionados aos temas.
  • Trabalho prático em grupo de modelagem e implementação de um banco de dados no SBGD.

Avaliações

  • Uma prova ao final de cada bimestre. Valor: 25 pontos cada. Total: 50 pontos.
  • Listas de exercícios (em sala ou não). Valor: 10 pontos cada. Total: 20 pontos.
  • 1 Trabalho Final (implementação de um BD). Grupos de 3 pessoas: Valor: 30 pontos

Programa

1a. aula

Introdução à Modelagem Conceitual. O que é um modelo e o que é modelar? Principais dimensões de modelagem. Modelagem Conceitual e o Desenvolvimento de SBD. Por que modelar conceitualmente? Noção de modelo. Triângulo Semiótico. Níveis de modelagem /abstração.

Tarefa:
- 1a. leitura (ver moodle)
- Ler o artigo e resumir a sua visão em duas páginas.

2a. aula

Os modelos de cada nível de abstração em um projeto de SBD. Fases de um projeto de SBD. Elementos Básicos do Modelo Conceitual. Como identificar Conceitos, Atributos e Relacionamentos.

Tarefa:
- 2a. leitura (ver moodle)
- Fazer os exercícios teóricos e os exercícios práticos.

3a. aula

O processo de modelagem conceitual. Especificação de requisitos. Os objetivos do analista com os modelos.

Tarefa:
- 3a. leitura (ver moodle)
- Fazer o exercício prático.

4a. aula

Exercícios práticos sobre o processo de modelagem conceitual.

Tarefa:
- Fazer 2a. lista de exercícios prático.

5a. aula

.

Bibliografia Básica

SAYÃO, L.F. Modelos teóricos em ciência da informação; abstração e método científico. (2001). Disponivel em

COUGO, P. Modelagem Conceitual, 1a Edição, Campus, 1997.

SILBERSCHATZ, A., e KORTH, S. e SUDARSHAN, S. Sistema de Banco de Dados, 3a edição, Makron Books, 1999.

NAVATHE, S. e ELMASRI, R. Fundamentals of Database Systems, 3a edição, Addison Wesley, 2000.

DATE, C. Introdução a Sistemas de Banco de Dados, Campus, 2000

Recursos

 

  • Filmes